Publique seu Artigo de Forma Free

Conheça os tipos de seguro de carga

Quem é o responsável por fazer a contratação do seguro carga?

Este é um tipo de seguro que é utilizado tanto pelo transportador quanto pelo proprietário das mercadorias, pois o seu objetivo é proteger a carga contra os diversos tipos de risco desde sua origem até seu destino final. Com ele, o segurado tem a garantia que receberá a indenização por perdas, reembolso ou danos que tenham sido causados as mercadorias ou bens que estão sendo transportados numa viagem nacional ou internacional em qualquer tipo de transporte. Como se trata de um seguro mais complexo é fundamental que tenha a participação do corretor para que ele possa identificar qual o contrato é mais adequado a necessidade de proteção da carga a ser transportada.

O valor do seguro carga é fixo?

O valor desse seguro, assim como nas demais modalidades de seguro, varia de acordo com a contratação das garantias, mas também são levados em conta o meio de transporte e o tipo de mercadoria a ser segurada. Como o transporte de seguro de carga tem um índice alto de roubos e as estradas do país serem precárias o risco é considerado alto. Quanto aos demais meios de transporte como o aéreo, ferroviário e aquaviário a frequência com que os acidentes e roubos acontecem é menor, mas quando ocorre a perda sempre é alta, pois normalmente toda a carga é perdida.

Quais as opções de apólice que alguém pode contratar no seguro carga?

De acordo com o porte da empresa as apólices podem ser elaboradas como avulsas ou abertas. As abertas também são chamadas de apólices de averbação que é uma modalidade que exige o comprovante do embarque efeito da carga que está segurada. Esse é o tipo que mais costuma ser contratado por empresas que frequentemente necessitam transportar as mercadorias que foram vendidas. Nelas, o prazo é dilatado, ultrapassam um ano e é muito utilizada nos vários embarques, pois cada um deles é personalizado de acordo com a característica da carga. Quanto as apólices avulsas elas se destinam a empresas que tenham pequeno e médio porte e que realizam o transporte de suas mercadorias esporadicamente. Sua utilização somente é permitida nos seguros de transporte nacional se os donos das mercadorias realizarem a contratação e nos transportes internacionais para que o risco da viagem e/ou embarque predeterminado seja protegido.

Quais são as opções de garantia disponíveis contra os riscos de transporte de carga?

Os proprietários da carga possuem garantia do custo da mercadoria a ser transportada, mas também pode incluir no seguro carga as coberturas de lucro esperado, imposto, frete e demais despesas. Nesse tipo de seguro não está incluída automaticamente a garantia de indenização para prejuízos causados em operações de carga e descarga. Esta é uma cobertura que deve ser solicitada expressamente e por escrito a seguradora. Da mesma forma a cobertura complementar facultativa para furto e roubo de carga foi desenvolvida especialmente para o transporte rodoviário nacional. Essa cobertura garante cobertura para o caso da carga e do veículo desaparecerem e ficou conhecida como o “desvio de carga”. Os mais diversos tipos de risco são protegidos pelo seguro carga. Ele dispõe de coberturas básicas e adicionais e cláusulas específicas que abrangem meios de transporte terrestre, aquático, aéreo e ferroviário em qualquer território nacional e internacional independentemente da operação ser de importação ou exportação.